segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Profeta Gentileza

http://www.youtube.com/watch?v=mpDHQVhyUrY


Em 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano" que foi chamado de Tragédia do Gran Circus Norte-Americano e considerado uma das maiores fatalidades em todo o mundo circense. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Seis dias após o acontecimento, José (o profeta) acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza.
Após sua morte e com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.

Marisa Monte canta sobre o profeta e a gentileza em geral. O verso que eu considero mais importante é este:
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza

Mostrando que precisamos nos relembrar do ato da gentileza, e também devemos apreciar pequenas coisas no nosso cotidiano mais. Que nem o Profeta Gentiliza escrevia: Gentileza gera gentileza.

Um comentário:

  1. Gentileza semeou para que o mundo real pudesse colher paraíso ideal :D

    Beijocas

    ResponderExcluir