terça-feira, 16 de novembro de 2010

Para Manter ou Mudar (A do Piano)

http://www.youtube.com/watch?v=TVfLM03eUGI

Musica composta pelos Moveis Coloniais de Acaju uma banda formada em 1998 em Brasília. O nome da banda é baseado em um evento histórico fictício: um suposto conflito unindo índios e portugueses contra os ingleses na Ilha do Bananal. A banda tem um elemento do leste europeu, ska e de musica brasileira em seu estilo musical.

Tudo que eu queria dizer
Alguém disse antes de mim
Tudo que eu queria enxergar
Já foi visto por alguém

(...)
Tudo que eu queria inventar
Foi criado por alguém


Essa musica é muito boa mas é deprimente após a primeira vez que a ouvimos. É estranho pensar que nós somos ‘derivados’ dos nossos pais e que como nós somos fisicamente, não é algo nosso mas sim 
características de familiares. Palavras, ideias e argumentos que ouvimos no nosso dia a dia influenciam o jeito em que pensamos. Ate que ponto que esta forma de pensar é, de fato, nossa? Temos alguma coisa de original ou somos só produtos do nosso cotidiano e nossa sociedade? Depois de ouvir a musica mais algumas vezes podemos concluir que não é por que somos influenciados por fatores externos que a nossa personalidade, digamos, não é nossa. Mas sim que todos têm um papel no mundo. E nos influenciamos pequenas coisas sem perceber, em fim, fazendo uma diferença.


Tudo que irá existir
Tem uma porção de mim
Tudo que parece ser eu
É um bocado de alguém

2 comentários:

  1. Bakhtin, linguista russo, afirma em um livro de 1929 que se Adão realmente existiu, só ele teria proferido palavras originais. Depois dele, só intertextos.
    Chacrinha, apresentador brasileiro, dizia em seu programa de sábado que "nada se cria; tudo se copia".

    ResponderExcluir
  2. E a ironia de escrever um texto 'original' falando sobre a falta e originalidade?

    ResponderExcluir